Seu tempo!

Tenha sempre um tempo só para você. Enquanto muitas pessoas tentam encontrar tempo pra dedicar aos outros, elas acabam sem cuidar de si próprias. Faça do exercício físico o seu tempo pessoal e prioritário. E não se esqueça: Não falte a esse encontro nunca!

Twitter

sábado, 16 de julho de 2011

Onde você quer chegar? DESCUBRA!

  Olá amigos leitores, como vão? Amanhã fazem 15 dias do meu blog lançado e gostaria de agradecer às postagens, ao carinho e à atenção de quem se disponibilizou a ler meu primeiro post. É uma satisfação saber que nem todo mundo é hipócrita ao ponto de dizer que "o que importa mesmo é apenas a beleza interior".
  Não sei porque é tão difícil para algumas pessoas entenderem que o fisiculturismo feminino é uma arte. Nesse esporte a alma feminina junto com o seu físico esculpido minunciosamente, entram em sintonia para mostrarem que as mulheres conquistaram o seu lugar ao sol e que além de belas e inteligentes, também podem ser fortes e imponentes.
 Hoje em dia existem muitas divisões, subdivisões e classificações no fisiculturismo feminino (que começou nos anos sessenta) e entre tantas categorias vou mostrar para as meninas que não sabem (e meninos tbm) algumas delas: Biquini, Wellness, Fitness, Figure, Body Fitness, Physique... Não é possível que que você não se identifique com nenhum desses shapes!!!






Biquini: 
Essa categoria seria a primeira, as atletas buscam afinar cada vez mais, diminuindo a hipertrofia e volume de membros inferiores. Seguindo esse padrão mundial fica bem mais fácil competir em outros países onde não se tem formas físicas tão avantajadas como no Brasil.  Com um treino cardiovascular e as repetições entre 12 e 15 com o minimo de carga possível, busca-se apenas estimular a musculatura e manter a forma física.


Exemplo de atleta na modalidade:   
            
                Nicole Nagrani (clique para ampliar)








Wellness:
Essa categoria começou no Brasil em novembro do ano de 2009 e é representado por corpos sarados (ao contrario da categoria descrita a cima) mas sem exageros, garotas jovens e adultas mostram a sensualidade da mulher brasileira. Wellness é uma palavra que vem do inglês onde WELL significa BEM e NESS significa FELICIDADE 
Wellness resume-se em estar de bem com a vida, em bem estar físico e mental, estar com a auto estima elevada, sentir-se bem e feliz por simplesmente existir!” 
  As candidatas não podem ter um percentual de gordura abaixo de 13%, para não descaracterizarem da categoria, assim elas devem ter entre 13 e 17%, menos do que isso ela deve aumentar a categoria.

Exemplo de atleta na modalidade:

    Fernada Zanzoni (clique para ampliar)







Fitness: 
Na categoria Fitness as atletas se apresentam com uma coreografia e exercícios de força e flexibilidade. Essa modalidade exige um treinamento de força (e força explosiva), saltos, flexibilidade e muita concentração. Seu treinamento é dividido em ginástica olímpica, coreografia, treinamento aeróbico e claro musculação. Beleza facial é um item importante.


Exemplo de atleta na modalidade:


            Juliana Malacarne (clique para ampliar)  






Figure: 
Nessa categoria a participante sobe ao palco para exibir suas curvas com definições musculares maiores do que a competidora do fitness. O Figure tem o objetivo de valorizar os traços femininos sem grandes volumes musculares, ele busca simetria coerente, além de uma definição muscular bem desenvolvida.




Exemplo de atleta na modalidade:


                     Larissa Reis (clique para ampliar)




Body Fitness:
Beleza  e físico atlético são o principal se você quer competir nessa categoria. A atleta se apresenta com salto estilo agulha alto e não pode usar nenhum tipo de bijuteria (exceto aliança de casamento), o cabelo fica a critério da atleta. Uma musculatura hipertrofiada por meio de exercício físico resistido com cargas é imprescindível, com pouquíssima gordura corporal e uma aparência firme. Essa atleta deve ter o corpo “saudável, em forma e atlético”.

Exemplo de atleta na modalidade:


              Eva Andressa Vieira (clique para ampliar)




Physique:
 Nessa modalidade busca-se exclusivamente simetria, volume e definição. Porém conseguir tamanha fibração é uma questão muito difícil. 


Exemplo de atleta na modalidade:
                      
                     Larissa Cunha (clique para ampliar)





   Só conseguem tamanhos resultados quem realmente não tem medo de se expor e abdica de muitas coisas na vida para tanto sucesso. Nessa modalidade, eu gostaria de falar sobre a dedicação da atleta Larissa Cunha, não que as competidoras das categorias anteriores sejam menos dedicadas, mas esse estágio merece uma opinião particular. Nesse post penas passei pra vocês o que acontece nessas categorias e o que as destínguem, baseado nos regulamentos de fisiculturismo e no que se ver normalmente nos palcos das competições. Mas vejam bem, já vi milhares de vezes comentários sobre esse tipo de competidora que se enquadra no physique, eu poderia até fazer uma breve busca na internet e cola-los aqui, veriamos coisas do tipo "que ridículo", "com anabolizante até eu fico assim", "isso é horrível" e blá, blá, blá...
    Pois bem, uma pessoa que consegue ser a primeira brasileira a alcançar o título mais importante do fisiculturismo feminino mundial (Miss Universo), não está nem um pouco preocupada se você a acha "ridícula", segundo: se você bebe, perde noite, vai pra as farras, pra shows, come o que quer (e quando quer), não malha e acha que que pode chegar aos pés de uma mulher como essa, eu te desafio a tomar todos os anabolizantes do mundo e tenha a mais absoluta certeza de que será em vão.... e quando eu vejo esse tipo de comentário de um homem, já sei q ele adoraria ter um corpo desse, mas não tem nem hipótese ou possibilidade na vida de um dia ter um corpo parecido com esse. Então vamos respeitar neh!!!!
  E por último, a paixão de uma atleta desse nível é tanta que ela se acha bonita sim e tem é que achar mesmo, afinal não existe dedicação nessa proporção que não seja bela, seja o atleta do sexo feminino ou masculino. E por isso esse post de hoje é dedicado a Larissa Cunha que é Professora de Educação Física formada pela PUC-PR, Pós graduada em Treinamento desportivo- UFPR e atualmente cursa Nutrição na FIES-Ctba, além disso a personal trainer é consultora esportiva e dentre seus títulos ela possui:


Miss Universe de fisiculturismo 2009
Campeã Sulamericana 2007
Vice campeã Mundial 2007 Barcelona - Espanha
Tri-Campeã Brasileira 2006/07/08

Campeã Mundial - Malta/UK 2010
Penta Campeã Paranaense - Curitiba



                           Tá bom ou querem mais? rsrsr A mulher destrói!

   Fico por aqui e espero que vocês se identifiquem com ao menos uma das várias categorias que descrevi acima (se não, sinal de que você é muito mais exigente do que eu imaginava rsrs...). Confesso que foi um pouco difícil reunir essas informações porque pelo o que percebi não existe nenhum site ou matéria que sanem essas dúvidas a cerca do fisiculturismo feminino, são tantas categorias relacionadas a peso, altura e etc... que agente fica um pouco confuso, mas eu tentei. 
  Tenham um ótimo final de semana, não exagerem na comida ou na bebida, porque não quero ninguém com sentimento de culpa na segunda feira. Pode tirar um dia pra comer umas coisas gostosas, mas nem por isso você precisa comer como se fosse o ultimo dia de sua vida. Já basta eu que to atolada de trabalhos pra entregar e seminários p apresentar depois dessa bendita greve das universidades estaduais da Bahia e tô ha 3 dias sem malhar. 
Beijão,
Aline Barretto.

domingo, 3 de julho de 2011

Será que beleza interior é só o que importa?

   Bom dia a todos, essa é a minha primeira postagem e ainda estou meio confusa sobre o que escrever, na verdade eu sei exatamente o que eu penso a respeito do título do post, mas nem sempre o que eu penso (ou você acha), é o correto. Por isso estou totalmente aberta a sugestões ou críticas.
  Como nós sabemos, a beleza interior é primordial para a formação do caráter de uma mulher, a integridade da mesma e a maneira como ela se comporta perante a vida, faz dela uma mulher bonita por dentro (ou não). Afinal o que importa é "ser bonita por dentro", estou certa? Não tenham tanta certeza! Será mesmo que a beleza exterior não importa? Que os homens se casam apenas com quem é bela por dentro e não observam o exterior? Que a estética corporal das mulheres é indiferente se ela é "gente fina" ou "legal"?






  As academias vêm conquistando um espaço cada vez maior nas grandes (e pequenas) cidades, algumas delas são vizinhas e ainda existem espaços para muitas delas no mundo. E qual é o público alvo ou a maioria a frequêntar esses inumeros centros esteticos? Quem falou que somos "nós" MULHERES, acertou! Mas por quê? Por que as mulheres estão dominando o espaço das academias que antes tinham em sua maior clientela o público masculino? É simples, isso está acontecendo porque o século mudou, os tempos mudaram, as pessoas mudaram, mas principalmente as mulheres mudaram.


Andressa Vieira mudou... ( e pra melhor) Hoje ela é uma das atletas brasileiras mais expressivas do bodyfitness.


 As mulheres que malham (ou praticam outra atividade física) conquistaram seu lugar (num território antes masculino) ao mostrarem que podem ser ótimas atletas e mutas vezes com melhores resultados do que os homens, que são pioneiros na arte de esculpirem o corpo como consequência da prática de atividade física resistida com pesos. Com isso vemos cada dia mais na tv, nos supermercados ou nas ruas, mulheres com musculatura firme e aparente o que fazem delas o novo padrão da beleza estética mundial.

   A bela e sarada Renata Guaraciaba em competição.

  Eu tenho ouvido muito por aí que mulher com tônus muscular aparente é feio, quando falo qual é a minha meta algumas pessoas até torcem o nariz. Mas hipocrisia tem limite, qual é o homem que assiste o Pânico na TV e não admira os glúteos bem trabalhados e/ou a musculatura aparente do quadrícepes das "panicats"? Não se engane, se seu marido ou namorado diz que não liga pra essas coisas, com certeza ele está mentindo, pois antes de saber se uma mulher é inteligênte ou legal o homem (mesmo que por instinto) já observou outros atributos da estética feminina. E qual é a mulher que não gostaria de exterminar o acúmulo de tecido adiposo na região do abdomém, dá aquele tchauzinho sem receio de ter o tríceps balançando como gelatina ou não ter o corpo flácido mesmo depois de ter dado a luz? Ningém quer isso e eu sei! Agora me diga ... Qual é a mulher que não gosta de receber elogios? Ou melhor... quem não gosta de se olhar no espelho e perceber que sua cintura está mais marcada ou que as horas passadas dentro da academia ou na esteira estão dando resultado? Qual de vocês não fica feliz por perceber que não ter aceitado aquela torta de chocolate ou aquele copo de choop fizeram uma grande diferença na sua dieta? Realmente é muito motivador saber que nossos sacrificios estão valendo a pena.




  Se você foi capaz de (ao menos uma vez) rejeitar sua torta ou doce predileto, de gastar o dinheiro de um mês todo de estágio para comprar um aparelho de ginástica ou de sair de casa num dia de chuva pra ir a academia malhar, isso significa que ser apenas bonita por dentro já não é o bastante. Parabéns! Você pode muito mais do que isso se você quiser (é só querer), afinal não há ganho sem dor. Sem falar na sua saúde e principalmente em seu coração que vão agradecer muito.


                                                  Desenho: "spades-art"


Até a próxima!
Beijão,
Nyne Barretto.