Seu tempo!

Tenha sempre um tempo só para você. Enquanto muitas pessoas tentam encontrar tempo pra dedicar aos outros, elas acabam sem cuidar de si próprias. Faça do exercício físico o seu tempo pessoal e prioritário. E não se esqueça: Não falte a esse encontro nunca!

Twitter

sábado, 16 de julho de 2011

Onde você quer chegar? DESCUBRA!

  Olá amigos leitores, como vão? Amanhã fazem 15 dias do meu blog lançado e gostaria de agradecer às postagens, ao carinho e à atenção de quem se disponibilizou a ler meu primeiro post. É uma satisfação saber que nem todo mundo é hipócrita ao ponto de dizer que "o que importa mesmo é apenas a beleza interior".
  Não sei porque é tão difícil para algumas pessoas entenderem que o fisiculturismo feminino é uma arte. Nesse esporte a alma feminina junto com o seu físico esculpido minunciosamente, entram em sintonia para mostrarem que as mulheres conquistaram o seu lugar ao sol e que além de belas e inteligentes, também podem ser fortes e imponentes.
 Hoje em dia existem muitas divisões, subdivisões e classificações no fisiculturismo feminino (que começou nos anos sessenta) e entre tantas categorias vou mostrar para as meninas que não sabem (e meninos tbm) algumas delas: Biquini, Wellness, Fitness, Figure, Body Fitness, Physique... Não é possível que que você não se identifique com nenhum desses shapes!!!






Biquini: 
Essa categoria seria a primeira, as atletas buscam afinar cada vez mais, diminuindo a hipertrofia e volume de membros inferiores. Seguindo esse padrão mundial fica bem mais fácil competir em outros países onde não se tem formas físicas tão avantajadas como no Brasil.  Com um treino cardiovascular e as repetições entre 12 e 15 com o minimo de carga possível, busca-se apenas estimular a musculatura e manter a forma física.


Exemplo de atleta na modalidade:   
            
                Nicole Nagrani (clique para ampliar)








Wellness:
Essa categoria começou no Brasil em novembro do ano de 2009 e é representado por corpos sarados (ao contrario da categoria descrita a cima) mas sem exageros, garotas jovens e adultas mostram a sensualidade da mulher brasileira. Wellness é uma palavra que vem do inglês onde WELL significa BEM e NESS significa FELICIDADE 
Wellness resume-se em estar de bem com a vida, em bem estar físico e mental, estar com a auto estima elevada, sentir-se bem e feliz por simplesmente existir!” 
  As candidatas não podem ter um percentual de gordura abaixo de 13%, para não descaracterizarem da categoria, assim elas devem ter entre 13 e 17%, menos do que isso ela deve aumentar a categoria.

Exemplo de atleta na modalidade:

    Fernada Zanzoni (clique para ampliar)







Fitness: 
Na categoria Fitness as atletas se apresentam com uma coreografia e exercícios de força e flexibilidade. Essa modalidade exige um treinamento de força (e força explosiva), saltos, flexibilidade e muita concentração. Seu treinamento é dividido em ginástica olímpica, coreografia, treinamento aeróbico e claro musculação. Beleza facial é um item importante.


Exemplo de atleta na modalidade:


            Juliana Malacarne (clique para ampliar)  






Figure: 
Nessa categoria a participante sobe ao palco para exibir suas curvas com definições musculares maiores do que a competidora do fitness. O Figure tem o objetivo de valorizar os traços femininos sem grandes volumes musculares, ele busca simetria coerente, além de uma definição muscular bem desenvolvida.




Exemplo de atleta na modalidade:


                     Larissa Reis (clique para ampliar)




Body Fitness:
Beleza  e físico atlético são o principal se você quer competir nessa categoria. A atleta se apresenta com salto estilo agulha alto e não pode usar nenhum tipo de bijuteria (exceto aliança de casamento), o cabelo fica a critério da atleta. Uma musculatura hipertrofiada por meio de exercício físico resistido com cargas é imprescindível, com pouquíssima gordura corporal e uma aparência firme. Essa atleta deve ter o corpo “saudável, em forma e atlético”.

Exemplo de atleta na modalidade:


              Eva Andressa Vieira (clique para ampliar)




Physique:
 Nessa modalidade busca-se exclusivamente simetria, volume e definição. Porém conseguir tamanha fibração é uma questão muito difícil. 


Exemplo de atleta na modalidade:
                      
                     Larissa Cunha (clique para ampliar)





   Só conseguem tamanhos resultados quem realmente não tem medo de se expor e abdica de muitas coisas na vida para tanto sucesso. Nessa modalidade, eu gostaria de falar sobre a dedicação da atleta Larissa Cunha, não que as competidoras das categorias anteriores sejam menos dedicadas, mas esse estágio merece uma opinião particular. Nesse post penas passei pra vocês o que acontece nessas categorias e o que as destínguem, baseado nos regulamentos de fisiculturismo e no que se ver normalmente nos palcos das competições. Mas vejam bem, já vi milhares de vezes comentários sobre esse tipo de competidora que se enquadra no physique, eu poderia até fazer uma breve busca na internet e cola-los aqui, veriamos coisas do tipo "que ridículo", "com anabolizante até eu fico assim", "isso é horrível" e blá, blá, blá...
    Pois bem, uma pessoa que consegue ser a primeira brasileira a alcançar o título mais importante do fisiculturismo feminino mundial (Miss Universo), não está nem um pouco preocupada se você a acha "ridícula", segundo: se você bebe, perde noite, vai pra as farras, pra shows, come o que quer (e quando quer), não malha e acha que que pode chegar aos pés de uma mulher como essa, eu te desafio a tomar todos os anabolizantes do mundo e tenha a mais absoluta certeza de que será em vão.... e quando eu vejo esse tipo de comentário de um homem, já sei q ele adoraria ter um corpo desse, mas não tem nem hipótese ou possibilidade na vida de um dia ter um corpo parecido com esse. Então vamos respeitar neh!!!!
  E por último, a paixão de uma atleta desse nível é tanta que ela se acha bonita sim e tem é que achar mesmo, afinal não existe dedicação nessa proporção que não seja bela, seja o atleta do sexo feminino ou masculino. E por isso esse post de hoje é dedicado a Larissa Cunha que é Professora de Educação Física formada pela PUC-PR, Pós graduada em Treinamento desportivo- UFPR e atualmente cursa Nutrição na FIES-Ctba, além disso a personal trainer é consultora esportiva e dentre seus títulos ela possui:


Miss Universe de fisiculturismo 2009
Campeã Sulamericana 2007
Vice campeã Mundial 2007 Barcelona - Espanha
Tri-Campeã Brasileira 2006/07/08

Campeã Mundial - Malta/UK 2010
Penta Campeã Paranaense - Curitiba



                           Tá bom ou querem mais? rsrsr A mulher destrói!

   Fico por aqui e espero que vocês se identifiquem com ao menos uma das várias categorias que descrevi acima (se não, sinal de que você é muito mais exigente do que eu imaginava rsrs...). Confesso que foi um pouco difícil reunir essas informações porque pelo o que percebi não existe nenhum site ou matéria que sanem essas dúvidas a cerca do fisiculturismo feminino, são tantas categorias relacionadas a peso, altura e etc... que agente fica um pouco confuso, mas eu tentei. 
  Tenham um ótimo final de semana, não exagerem na comida ou na bebida, porque não quero ninguém com sentimento de culpa na segunda feira. Pode tirar um dia pra comer umas coisas gostosas, mas nem por isso você precisa comer como se fosse o ultimo dia de sua vida. Já basta eu que to atolada de trabalhos pra entregar e seminários p apresentar depois dessa bendita greve das universidades estaduais da Bahia e tô ha 3 dias sem malhar. 
Beijão,
Aline Barretto.

7 comentários:

  1. perfeita postagem, nos deixando claro de que maneira é subdividido o trablho d escuturas corporais na ala feminina. Parabens a voce pelo estudo e pela dedicaçao, parabens as atletas brasileiras, Andressa Vieira, Larissa Cunha, Larissa Reis, Juliana Malacarne, Fernanda Zanzone que auxiliaram aqui e pela dedicaçao e trablho arduo. Beijo no coraçao e mais uma vez parabens

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Meu sonho é ter um corpo estilo Wellness, mas chegar a qualquer categoria dessas é muito dificil! É a categoria com a qual mais me identifico. Admiro muito essas mulheres!
    Tambem ouço esses comentarios preconceituosos o tempo todo, mas se elas ligassem pra isso nunca chegariam nesse nivel!
    Tudo depende da maneira com a qual nos enfrentamos os comentarios alheios e os nossos proprios preconceitos internos.
    Amei o post!
    Bjos
    Thalita

    http://oprojeto2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Então, eu me policio pra ficar tomando agua toda hora. O ruim é ficar indo no banheiro de 5 em 5 minutos!!! rsss
    Obrigada pela força!
    Bjos
    Thalita

    ResponderExcluir
  4. Muuuuito obrigada pelo carinho de voces... Xande, amo vc!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu estava louca procurando na Internet as diferentes categorias do fisiculturismo feminino e só achei aqui! Valeu! E parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Aline, primeiramente, Parabéns!!
    Estava procurando informações sobre o Body Fitness e adorei esta postagem, bem clara e objetiva, você como estudante e amante desta área esta realmente fazendo um ótimo trabalho.
    Parabéns também paras as maravilhosas profissionais deste estilo desportivo.É meu sonho chegar perto da modalidade body fitness, mas tá muito longe rsrsrs
    enfim, já salvei sua página em meus favoritos e sempre darei uma passadinha por aqui.

    Até mais! =)

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor o seu post. Realmente, aqui foi o único lugar onde encontrei essas informações. E quanto às meninas, todas elas têm corpos maravilhosos. Eu particularmente gosto mais das atletas wellness, mas a Eva Andressa e Juliana Malacarne conseguem ser ainda mais lindas. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir