Seu tempo!

Tenha sempre um tempo só para você. Enquanto muitas pessoas tentam encontrar tempo pra dedicar aos outros, elas acabam sem cuidar de si próprias. Faça do exercício físico o seu tempo pessoal e prioritário. E não se esqueça: Não falte a esse encontro nunca!

Twitter

sábado, 29 de outubro de 2011

Quiropraxia



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.



O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

As principais condições tratadas com Quiropaxia são:

Dores na coluna vertebral 
Dores de cabeca 
Dores e tensão muscular 
Dores articulares 
Restrições a movimentação 


Existem apenas duas faculdades de Quiropraxia aqui no Brasil e profissionais habilitados graduados por elas. É comum encontrar pessoas que se dizem quiropratas sem nunca se quer terem estudado para isso, colocando em risco a vida de muitas pessoas. 
Regulamenta-la virá a beneficiar, com segurança, não só a nós, mas o custo do nosso sistema de saúde.
Precisamos propiciar condições para a criação de legislação que reconheça e regulamente a Quiropraxia como profissão da área da saúde no Brasil, com direitos e prerrogativas que assegurem a prática da profissão segundo os padrões aceitos internacionalmente.



A Quiropraxia Desportiva é o ramo da Quiropraxia que mais se desenvolveu na última década. Com ênfase na manipulação articular, de comprovada eficácia em problemas que atingem o sistema músculo esquelético, e sua interação com o sistema nervoso, a Quiropraxia é uma opção de tratamento conservador (sem medicamentos) em constante ascendência, que tem conquistado o seu espaço entre os atletas amadores e profissionais das mais variadas modalidades. Isto se deve aos três objetivos que norteiam a especialidade: 
Aumento da performance do atleta, devido a maior mobilidade articular e muscular; Reabilitação de lesões, devido à aceleração do processo de drenagem do acúmulo de líquidos inflamados na região, diminuindo a dor local; Prevenção de lesões, devido ao aumento da precisão na percepção do corpo no espaço. 


As principais áreas de atuação da Quiropraxia Desportiva são as extremidades superiores e inferiores, embora a coluna vertebral seja o pilar da profissão. Muitas vezes, a articulação sacroilíaca, joelhos ou tornozelos com liberdade e amplitude de movimento ideal podem significar um melhor desempenho e mais tempo sem lesões para corredores, ciclistas, jogadores de futebol, entre outros. Do mesmo modo que as articulações do ombro e coluna cervical para os nadadores, jogadores de vôlei, golfe e lutadores.
Melhorar as alterações biomecânicas das articulações através do ajuste e otimizar o sistema muscular, com enfoque em técnicas de tecido mole, são os objetivos da Quiropraxia desportiva.



Acesse e assine em favor da regulamentação da profissão no Brasil: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário